4 dicas para ganhar massa muscular mais rápido

Se o seu objetivo é ganhar o máximo de massa muscular no mínimo de tempo possível, mantendo sua saúde e sem correr o risco de lesionar-se, este artigo é para você.

Aqui você aprenderá 4 dicas ninjas que serão a resposta para sua principal pergunta: como ganhar músculos rápido?

Como Ganhar Músculos Rápido

1. Reveja sua alimentação

Tão importante quanto sua rotina de treinos, é sua alimentação. Não é exagero dizer que cada um é responsável por 50% de seus resultados.

Tendo como meta ganhar massa muscular rapidamente, de nada adianta ficar horas dentro da academia, fazendo exercícios até a exaustão, se você se alimenta mal, o que pode até fazer com que você emagreça.

De modo geral, a recomendação é ingerir, no mínimo, 20% a mais do que sua demanda metabólica exige.

hamburguer monstro

Além de aumentar o consumo de proteínas, também é essencial consumir carboidratos, principalmente nos períodos antes e após o treino. A quantidade de carboidratos da dieta pode ser aumentada nos dias de treino pesado (costas e pernas), assim como deve-se manter um bom consumo de leguminosos e verduras verdes.

Frituras devem ser trocadas por cozidos e grelhados e a ingestão de gorduras boas (azeite de oliva extra virgem, castanhas e amêndoas) é sempre uma boa pedida.

Confira também nosso artigo especial sobre suplementação

2. Alterne seus treinos

como ganhar músculos rápido

O corpo humano tem uma capacidade nata de adaptar-se a estímulos constantes. Dito isso, logo concluímos que não é uma boa ideia manter o mesmo treino durante meses a fio.

Além da alimentação com foco em ganhar músculos rapidamente, é importante trocar sua rotina de treinos no máximo a cada dois meses.

Para quem está a mais tempo treinando, um bom esquema é o de alternar os treinos semanais entre força, hipertrofia e resistência, fazendo cada um deles em uma semana. Na prática, em uma semana o foco é ganhar força, fazendo séries com 4 a 6 repetições, na outra semana o foco é hipertrofia, as séries devem ter de 8 a 12 repetições. Por fim, tratando-se de resistência, exercícios nas máquinas são excelentes.

3. Preste atenção na cadência

Apesar de quase todo mundo aderir a essa moda, de fato pegar mais peso não significa ganhar mais massa muscular.

O foco durante a execução dos exercícios é essencial, assim como a cadência. Levantar 200 kg no supino, fazendo repetições de 1 segundo pode ser bem menos funcional do que levantar 30 kg com uma velocidade bem menor.

como ganhar músculos rápido - vá devagar

A cadência ideal para treinos de hipertrofia é 1-0-4-0, isto é, 1 segundo na fase concêntrica (levantando o peso), nenhum intervalo no final, 4 segundos na fase excêntrica (voltando com o peso) e, novamente, nenhum intervalo até levantar o peso novamente. Estes intervalos são os melhores pois a fase onde ocorre maior desgaste da fibra muscular, culminando em suas microlesões, é a fase excêntrica.

Nota: Fase concêntrica é a fase onde há contração do músculo. A fase excêntrica é onde ocorre o alongamento do mesmo.

Dando ênfase nisso, seus resultados serão muito melhores. Mesmo que você levante menos peso do que o que estava habituado, ganhar massa muscular será muito mais fácil deste modo.

Quer saber como ganhar músculos rápido? Vá devagar.

Lembre-se: treine seu corpo, não seu ego!

4. Descanse

Assim como é importante seguir a risca a dieta e o treino, dar o devido repouso para seus músculos se recuperarem é essencial para ganhar massa muscular mais rápido.

Durma bem, pois durante o sono noturno são produzidos hormônios anabólicos, como o Gh, além de ser um tempo útil para os seus músculos se recuperarem das microlesões pós-treino. Também é uma boa ideia folgar durante a semana ao menos uma vez, no domingo, por exemplo.

Qualquer dúvida sobre como ganhar músculos rápido, deixe nos comentários que responderemos o mais breve possível.

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Até o próximo artigo!

3 Comentários

  1. Anônimo

    Ento esse site da hora, isso mesmo. Se me ajudou deve ajudar vocs. Abraos !

  2. Olga Perna

    Muito interessante o contedo .

  3. bruno

    Ótimo artigo 🙂

    Parabéns!

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